Chamado

(EspañolEnglish  – FrancaisItalianoελληνικά)

Chamado para participar do VI Encuentro Internacional “A Economía dos Trabalhadores/as”

Buenos Aires/Pigüé, Argentina, de 30 de agosto a 2 de setembro de 2017

O VI Encontro Internacional “A Economia dos Trabalhadores” acontecerá na Argentina entre 30 de agosto e 2 de setembro de 2017. Convocamos a participar desta nova edição do encontro os trabalhadores e trabalhadoras de empresas recuperadas e autogestionárias, cooperativas e organizações sociais e populares, assim como organizações sindicais e acadêmicos interessados e comprometidos com as práticas autogestionárias e o projeto de uma nova economia dos trabalhadores e trabalhadoras.

Um evento de abertura será realizado no Hotel BAUEN (atualmente sob ameaça de despejo por parte do poder judicial e do governo argentino), recuperado pelos trabalhadores, em Buenos Aires (Argentina), e o restante do encontro continuará nas instalações da Cooperativa Textil Pigüé, uma fábrica recuperada por trabalhadores no interior da província de Buenos Aires.

Esta nova, 6a. Edição do Encontro Internacional “A Economia dos Trabalhadores”, acontecerá dez anos após a primeira edição do Programa Facultad Abierta (Open University Program) da Faculdade Letras e Filosofia da Universidade de Buenos Aires, em julho de 2007. As edições subseqüentes ocorreram em Argentina (Buenos Aires, 2009), México (Cidade do México, 2011), Brasil (João Pessoa, 2013) e Venezuela (Punto Fijo, 2015). A partir de 2014, também se realizaram encontros regionais na América do Sul, Europa e o Mediterrâneo e na América do Norte e Central, sendo que os últimos foram realizados em outubro e novembro de 2016 com a participação de

representantes de 30 países.

Este novo Encontro Internacional será realizado numa conjuntura particular, quando uma economia dos trabalhadores, baseada na autogestão aparece cada vez mais como uma alternativa ao capitalismo selvagem. Isto é particularmente assim, dado que a nossa ordem capitalista contemporânea condena cada vez mais a maioria dos trabalhadores do mundo à exploração, à precariedade e ao desemprego, ao mesmo tempo em que desencadeia guerras, discriminação e destruição em todo o planeta. Na Argentina, onde acontecerá a sexta edição do encontro “A Economia dos Trabalhadores”, uma das maiores experiências mundiais de autogestão e recuperação por trabalhadores de empresas enfrenta uma nova ofensiva neoliberal. A partir daí, neste momento crítico, convidamos você a participar desta nova edição, que pretende reunir e ampliar os numerosos debates, discussões e experiências compartilhadas dos três mais recentes regionais, para fortalecer e ampliar o debate e a organização da nossa rede.

O Comitê Organizador Local definiu que, além das sessões que começarão em 30 de agosto, serão realizadas atividades e visitas a organizações sociais e empresas recuperadas por trabalhadores em Buenos Aires, uma semana antes do encontro. O comitê organizador também garantirá a logística de transporte para todos os participantes da cidade de Buenos Aires e da cidade de Pigüé, onde se realizará a maior parte do encontro e que já foi sede do Primeiro Encontro Regional Sul-Americano de “AEconomia dos Trabalhadores “, em outubro de 2014. A agenda de atividades prévias serão divulgadas a partir do mês de junho.

 

Convocatoria VI encuentro, Esp

workers’ economy meeting, Eng

Convocatoria VI Encontro, Português

Convocation VIe Rencontre, Fra

Κάλεσμα για συμμετοχή στην VI Διεθνή

Appello VI Incontro, Ita

VI Encuentro Internacional, serbio

Anuncios